A corrida é um exercício aeróbico de grande perda calórica. É cada vez maior o número de brasileiros que escolhem essa atividade física devido aos seus benefícios à saúde.
Porém, não é indicada para todos: quando corremos, há grande impacto para o corpo. São necessários alguns cuidados, visto que cresceu o número de lesões associadas a essa prática. As causas normalmente são fatores anatômicos, transformações biomecânicas ou calçados inadequados.
Há estratégias que podem ser adotadas para evitar o aparecimento de lesões. Além da utilização de um tênis específico, o ideal é passar por uma avaliação chamada de cinético-cinemática antes de iniciar o exercício. O objetivo é analisar a condição muscular e o movimento executado pelo corredor.
São determinados nesse teste o histórico da pessoa, sua flexibilidade, o tipo de pisada – que interfere na decisão de qual tênis usar –, articulações que sofrem impacto e a musculatura. Depois da avaliação, orienta-se o paciente sobre como iniciar a corrida e, caso não seja a atividade mais recomendada, são indicadas outras com menos chances de ocasionarem lesões. Procure um profissional que realize esse exame para conferir se a corrida será vantajosa ao seu organismo.