Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Dor crônica: a especialidade do fisiatra

Dor crônica: a especialidade do fisiatra

Poucas pessoas sabem qual é a especialidade do fisiatra e muito menos quando se deve consultar um. A fisiatria é a especialidade médica que trata dos casos em que o paciente possui algum grau de incapacidade física, pequena ou grande.

A dor musculoesquelética é causa frequente de problemas em milhões de pessoas. Os problemas musculoesqueléticos são responsáveis por 90% dos quadros de dores crônicas.

Quando um fisiatra recebe um paciente, ele precisa fazer uma avaliação completa. Primeiro, o médico faz um histórico, pois, nesta fase, já se pode identificar a causa da dor e estabelecer a estratégia de tratamento.

Em segundo lugar, é necessário fazer um exame físico geral, onde serão avaliados os sistemas cardiovascular, respiratório e digestório. Se necessário, outros exames específicos poderão ser feitos.

Assim, o fisiatra fará avaliação da postura em repouso e no movimento para verificar possíveis deformidades, desbalanços musculares e posturas viciosas. Essa etapa inclui, também, avaliação neurológica completa, da força muscular dos principais músculos-chave, sensibilidade e reflexos, com o objetivo de excluir lesões neurológicas que podem estar provocando a dor. Articulações do ombro, coluna, quadril, joelhos, mãos e pés também são avaliadas.

Identificada a origem da dor, o profissional determinará a melhor abordagem de tratamento, podendo optar por medicamentos e/ou exercícios de reabilitação.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.