Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

70 a 90% da população terão dor nas costas

70 a 90% da população terão dor nas costas

Lombalgia é o termo médico para definir dor nas costas. Em algum momento da vida, de 70 a 90% da população apresentarão algum tipo de lombalgia, que pode ser aguda, subaguda, crônica ou recorrente e pode estar associada a fatores individuais e ocupacionais. Segundo o INSS, é a principal causa de afastamento do trabalho no país.

  • A dor aguda nas costas tem início repentino e dura menos do que 6 semanas.
  • A lombalgia subaguda tem duração de 6 a 12 semanas.
  • A dor crônica nas costas é classificada a partir da duração de 12 semanas.

Os principais fatores individuais que fazem surgir a lombalgia são o ganho ou excesso de peso, postura inadequada ou alterada, musculatura abdominal e espinhal fraca, e falta de condicionamento físico.

Os principais fatores ocupacionais que geram dor nas costas são: excesso de sobrecarga na coluna lombar por conta do levantamento e deslocamento de peso, permanecer muitas horas sentado na mesma posição e sedentarismo.

Origem

A lombalgia pode se iniciar a partir do disco intervertebral, na articulação entre as vértebras (facetaria) ou também na articulação dos ossos do quadril, músculos, fáscias dos músculos, ossos, nervos e nas meninges. A dor nas costas pode irradiar para membros inferiores em 25 a 40% dos pacientes, caracterizando a lombociatalgia, e 5% apresentam alterações neurológicas.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.