Design Sem Nome 59

Você conhece os benefícios da Terapia por Ondas de Choque (TOC)?

Você já ouviu falar na Terapia por Ondas de Choque (TOC)? Esse é um método recente, mas que tem sido fundamental no tratamento de algumas patologias musculoesqueléticas como tendinites de ombro, quadril, cotovelo e joelho, além de ser não invasivo e com bom custo benefício. 

 

A técnica consiste na aplicação, no local da lesão musculoesquelética, de uma sequência de pulsos mecânicos sonoros de alta energia e alto gradiente de pressão, que geram um processo denominado de mecanotransdução. Essa energia penetra no tecido lesado e causa cavitação, gerando reações bioquímicas intracelulares, aumento da vascularização e da celularidade. Ocorre, então, estímulo para a regeneração tecidual. 

 

A aplicação dessas ondas acontece pelo uso de ponteiras, que podem ser focais (geram energias em um foco) e radiais (divergem de um foco). A ponteira escolhida, o número de sessões, intervalos, frequência e intensidade da TOC dependerá da necessidade e tolerância de cada paciente, sendo determinada em conjunto com o médico fisiatra. Há indicações e contraindicações aprovadas pela International Society for Medical Shockwave Treatment (ISMST) para uso de TOC em problemas musculoesqueléticos. 

 

Tratamentos convencionais que não trouxeram resultados melhores devem cogitar a TOC, que pode ser aplicada no tratamento de dor crônica refratária, lombalgias crônicas (dor lombar), dor miofascial e cervicalgias. Os resultados têm sido promissores. O tratamento é feito em consultório médico, em sessões de aproximadamente 20 a 30 minutos cada. Os melhores resultados têm sido para indivíduos com patologia nos ombros (como tendinites e bursites), na região plantar (sola do pé) e, especialmente, para as fasciítes plantares, calcificações na junção do tendão de aquiles e bursites do quadril.

 

A eficácia da TOC costuma ser percebida logo após as duas primeiras sessões. Os benefícios? Não há internação, tem ótima tolerância e minimiza o uso crônico de medicações, diminuindo efeitos colaterais e os gastos com remédios. A qualidade de vida é aprimorada, trazendo uma reabilitação com inúmeras vantagens ao paciente. 

Endereço

R. Quintino Bocaiúva, 950
Moinhos de Vento | CEP 90440-050
Porto Alegre - RS

Telefone

(51) 3330-8586

Redes Sociais

FaceG Plus