Blog

Cuidado: correr na grama ou na areia prejudica os joelhos

Segundo especialistas é comum que um problema encontrado na coluna possa se estender às pernas, pois pode haver a compreensão dos nervos. Assim, há chance de ocorrer dor no joelho e nas panturrilhas.

Quem já sente algum incômodo nessa articulação costuma se apoiar e andar mal. Consequentemente, a postura piora e causa dores na coluna, na bacia e nos pés. Camanho enfatiza que essas dores aparecem no período de crescimento, principalmente em mulheres que estão próximas da primeira menstruação. Nesse caso, os ossos do joelho crescem mais rápido do que os músculos (ficam mais curtos), o que explica as possíveis dores.
De acordo com o ortopedista, os joelhos que estalam não estão relacionados com a falta de atividades físicas nem com a pouca ingestão de cálcio. Na verdade, é algo estrutural da região. A cirurgia do joelho – sobretudo para quem pratica esportes – é bastante avançada, e os atletas logo conseguem voltar ao desempenho anterior à lesão. Contudo, caso não haja tratamento, dificilmente a performance será a mesma.
Os joelhos portam um líquido lubrificante, chamado “líquido sinovial”. Sua produção é constante e pode ser maior quando existe irritação, traumas, doenças inflamatórias ou excesso de esforço. Nessa situação, precisa-se ir ao médico para compreender as causas desse aumento.
É necessário cuidado ao correr na areia fofa ou na grama, já que são ações nocivas aos joelhos, devido à irregularidade do terreno. Recomenda-se a prática de exercícios em solos mais duros, com o uso de tênis adequado para absorver o impacto. Após a recuperação de uma cirurgia no joelho, é possível retomar as atividades, desde que sob avaliação e orientação médica.

 

Endereço

R. Quintino Bocaiúva, 950
Moinhos de Vento | CEP 90440-050
Porto Alegre - RS

Telefone

(51) 3330-8586

Redes Sociais