Promo Instagram Instagram Square Post 16

O que é uma avaliação fisiátrica e quem deve procurar?

O médico fisiatra é especialista nos problemas que provocam incapacidades, afetando o bem-estar e a qualidade de vida, comprometendo o dia a dia de diversas pessoas. As dores musculoesqueléticas são uma das principais causas de procura pelo fisiatra, como a lombalgia.

A lombalgia é a segunda maior motivo de procura ao pronto atendimento médico, só para você ter uma ideia, perdendo apenas para a dor de cabeça. Os números impressionam: até 90% dos quadros de dores crônicas são desencadeados pelos problemas musculoesqueléticos. Entra em cena, então, a fisiatria, cujo atendimento é dividido em 4 etapas:

1ª etapa - é realizada a avaliação completa da história do paciente, a fim de identificar o principal motivo que provoca a dor. Na maior parte dos casos, o paciente está realizando algum movimento articular no seu dia que pode ser repetitivo ou algum movimento que induza ao desbalanço muscular, o que sobrecarrega estruturas específicas do corpo.

2ª etapa - é feito o exame físico geral, verificando como está o sistema cardiovascular, respiratório e digestivo. Assim, é possível identificar se há possíveis problemas prévios, que auxiliam na prescrição de um tratamento ainda mais individualizado e que respeite estas condições.

3ª etapa - ocorre o exame fisiátrico completo, em que o sistema musculoesquelético é avaliado rigorosamente. Primeiro, é feita a avaliação da postura em repouso e no movimento, analisando-se possíveis deformidades, desbalanços e posturas viciosas. 

Depois, o fisiatra realiza a avaliação neurológica completa, como a avaliação de pares cranianos (para os pacientes com doenças do sistema nervoso central), força muscular dos principais músculos-chave, sensibilidade (tátil, vibratória e dor) e reflexos, com o objetivo de excluir lesões neurológicas que podem estar provocando dor. As articulações também são observadas, como ombros, coluna, quadril, joelhos, mãos e pés. O objetivo é detectar as prováveis causas de dor, preparando o paciente para o tratamento de reabilitação.

4ª etapa: orienta-se o paciente em relação ao tratamento. Nesta etapa, o fisiatra consegue definir a melhor terapêutica, conforme as necessidades do paciente. 

Lembramos que a fisiatria é uma especialidade multidisciplinar, que inclui áreas como nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física e psicologia. Se você está cansado de sentir dor e deseja melhorar seu bem-estar, agende sua avaliação conosco!

 

Endereço

R. Quintino Bocaiúva, 950
Moinhos de Vento | CEP 90440-050
Porto Alegre - RS

Telefone

(51) 3330-8586

Redes Sociais

FaceG Plus