Pedalando

Falta de postura para pedalar pode provocar danos à saúde

Fazer exercício é indicação essencial para manter a boa saúde. Encontrar a atividade mais adequada já é uma tarefa que pode depender da ajuda de um profissional que conheça os aspectos físicos da pessoa. Andar de bicicleta é uma ótima opção para quem não tem qualquer restrição.

A sua utilização tende a crescer a medida em que a consciência da população vai aumentando em relação ao meio ambiente, pela poluição de veículos motorizados, e pela oferta que algumas prefeituras passaram a dar de ter bicicletas disponíveis para qualquer pessoa, em pontos determinados de certas cidades.
Mas seja para simples locomoção ou para a atividade física rotineira, andar de bicicleta requer alguns cuidados. Pedalar com postura errada pode lesionar joelhos, coluna e até mesmo quadril. Em se tratando de joelhos, os problemas mais frequentes são na patela, além da tendinite. Esta pode afetar, também, o tendão calcâneo, mais conhecido como tendão de Aquiles.
Outros reflexos da má postura ou da falta de ajuste da bicicleta ao tipo físico da pessoa, são dores no pescoço, na coluna, ao redor dos ombros e na região do músculo do trapézio.
A postura correta para pedalar é ficar com as costas retas, evitando o excesso de tensão nos braços, e manter a cabeça alinhada com a coluna. Sem isso, o que parecia uma atividade física positiva pode trazer complicações indesejadas, deixando de proporcionar os benefícios do exercício para a saúde.
Se você tem dúvidas sobre a postura correta, seu posicionamento em relação ao guidão e a altura correta do selim em relação à sua própria altura, não deixe de procurar um profissional para que você faça os ajustes necessários e passe a pedalar sem que isso venha a se tornar um problema na sua vida.

Endereço

R. Quintino Bocaiúva, 950
Moinhos de Vento | CEP 90440-050
Porto Alegre - RS

Telefone

(51) 3330-8586

Redes Sociais

FaceG Plus