Clínica da dor e reabilitação em Porto Alegre

Desenvolvimento muscular não precisa ser com dor

Desenvolvimento muscular não precisa ser com dor

É mito acreditar que a dor é uma consequência do desenvolvimento muscular. Na verdade, é completamente possível que o crescimento do músculo ocorra somente com tensão, sem danos. O alongamento antes e depois das atividades físicas previne eventuais lesões, e a regularidade na prática de atividades físicas contribui na redução do aparecimento de dores musculares.

Mas quando a dor surge, é preciso ficar atento. Ela pode ser uma dor muscular tardia (DMT), resultado do excesso de esforço muscular durante a prática de exercícios e que diminui em dois ou três dias.

Dores agudas durante as atividades físicas também podem ocorrer. Elas são sinais de fadiga e significam que substâncias químicas estão sendo produzidas pelo organismo, mas serão eliminadas dentro da primeira hora de repouso.

A dor após o exercício também pode ser resultado de lesões, como distensão muscular, entorses, ligamentos e fraturas, luxações, rupturas dos tendões ou tendinite. Nestes casos, é preciso procurar um profissional para adotar a melhor conduta de recuperação e de prevenção a novas lesões.

Compartilhar

Abrir WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp.