Blog

Conheça as 6 dores mais comuns no joelho

     O joelho é uma das principais articulações do corpo. Composto por ossos, meniscos, ligamentos e músculos, muitos pacientes relatam dores nessa região, comumente associadas a doenças relacionadas ao crescimento, a condições hereditárias e traumas. Confira as principais abaixo:

     1- Artrose: também chamada de osteoartrite, é uma degeneração da cartilagem que protege os ossos do joelho. Ocasiona inflamação degenerativa nas articulações da região e, com o desgaste gerado, o dano se estende aos ligamentos e às articulações. Os principais sintomas são dor, inchaço e rigidez. A artrose não tem cura, porém, com fisioterapia e medicamentos, o paciente consegue levar uma vida mais saudável.

     2- Condromalácia Patelar: denominada como síndrome patelofemoral, acontece quando há desgaste ou amolecimento da cartilagem da patela. A condromalácia causa inchaço e dor na região mais à frente do joelho. O tratamento é realizado com atividades de fisioterapia, a fim de fortalecer os músculos dos joelhos.

     3- Lesão Meniscal: o menisco é uma fibrocartilagem presente nos joelhos, tendo a função de diminuir o impacto nas articulações. Envolve o fêmur e a tíbia. A lesão nessa região pode se originar a partir de algum trauma, ocorrendo também em atividades esportivas. Se for identificada devido à causa degenerativa, relaciona-se ao desgaste natural da estrutura óssea, sendo mais usual em pessoas de idade avançada. Os principais sintomas são dor e edema na região. O tratamento é feito com fisioterapia, uso de medicamentos e aplicação de gelo. Casos mais graves necessitam do exame de artroscopia do joelho.

     4- Lesões Ligamentares (LCA, LCP, LCM): as lesões ligamentares - lesão do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento cruzado posterior e lesão do ligamento colateral medial (LCA, LCP, LCM) - são formadas quando há um estiramento ou ruptura das fibras dos ligamentos, o que gera instabilidade, dor, inchaço e oscilação do joelho. Essas lesões são encontradas frequentemente na prática esportiva ou em casos de trauma, como em quedas e acidentes. Devem ser tratadas com cuidado, já que evoluem para artrose. Alguns casos requerem imobilização ou procedimentos cirúrgicos.

     5- Síndrome do Trato iliotibial (STIT): é conhecida como joelho do corredor, já que é uma doença inflamatória identificada em joelhos de corredores e ciclistas. A fricção constante do trato iliotibial contra o côndilo femoral lateral pode causar inflamação e dor no joelho. Assim, o paciente sentirá dor na lateral da região e quando flexionar e estender o joelho. O tratamento é a base de gelo e fisioterapia.

     6- Tendinite patelar: a tendinite é uma inflamação nos tendões que causa dor e inchaço, sendo mais frequente nos tendões da patela do joelho. É comum ser encontrada em pessoas que praticam salto ou corrida, e o tratamento envolve repouso, gelo, fisioterapia e prescrição de remédios.

     Ao sentir qualquer dor no joelho, busque um profissional que possa orientar sobre a doença e indicar o tratamento ideal. Não deixe que um pequeno problema possa evoluir para algo mais grave.

Endereço

R. Quintino Bocaiúva, 950
Moinhos de Vento | CEP 90440-050
Porto Alegre - RS

Telefone

(51) 3330-8586

Redes Sociais