1233

8 mitos e verdades sobre a fisioterapia

A fisioterapia é a ciência do movimento, baseada em fatos,com respaldo acadêmico e médico comprovados Hoje, alguns ainda a veem apenas como um tratamento alternativo a quem sente dores. É natural que haja equívocos sobre essa área. Afinal, o que de fato é verdade? Explicamos os principais mitos e verdades envolvendo essa área!

1. Fisioterapeuta faz o mesmo que massagista = MITO!
O trabalho do fisioterapeuta vai muito além disso. Após receber a formação adequada, esse profissional é capacitado a trabalhar com a massagem para desenvolver a reabilitação dos pacientes. Assim, contribui na retomada dos movimentos cotidianos, incentivando a circulação e a recuperação de músculos e ligamentos.
2. É possível sentir a mudança do tempo após uma lesão = VERDADE!
Essa questão é complexa, pois ocorre somente em algumas pessoas. Um dos motivos que justifica essa mudança se refere à pressão atmosférica: articulações que já sofreram ou são propícias a edemas têm as terminações nervosas dos tecidos estimuladas com a queda na pressão atmosférica. Surge, então, a dor, que pode ser causada também pela queda de temperatura - as mais frias são responsáveis pela vasoconstrição, afetando as terminações nervosas e provocando sensações incômodas.
3. Fisioterapia só serve para problemas musculares = MITO!
Provavelmente é o maior mito de todos. Na fisioterapia, são tratadas todas as questões que envolvem o sistema músculo-esquelético, ou seja, tanto o sistema nervoso central quanto o periférico. O fisioterapeuta é capaz de tratar problemas ocasionados por traumas (lesões, ligamentos, ossos) e, também, auxilia terapias respiratórias e cardiocirculatórias.
4. Fisioterapia pode ser feita sem acompanhamento = MITO!
Não é possível fazer fisioterapia sem um profissional capacitado por perto. Cada lesão atinge uma área específica no corpo de cada pessoa, e fazer exercícios de forma errada pode intensificar o grau da lesão. Logo, não devem ser repetidos os exercícios que seu amigo aprendeu na fisioterapia.
5. Estresse é fator que desencadeia dores nos músculos e articulações = VERDADE!
O estresse tem sido uma das principais razões das dores musculares e articulares, porque a tensão do músculo sobrecarrega a articulação, deixando o corpo mais tenso a ponto de causar dolorosos espasmos. Em geral, pescoço e costas são as regiões mais afetadas.
6. Só atletas fazem fisioterapia = MITO!
Pensar isso é um grande equívoco. A fisioterapia, além da reabilitação, também atua prevenindo lesões de atletas ou sedentários.
7. Fazer fisioterapia é doloroso = DEPENDE!
A fisioterapia alivia a dor ou a previne. No entanto, é possível que se sinta algum desconforto na hora de realizar determinado exercício, o que depende do plano de tratamento. Acredite: você se sentirá bem melhor quando a dor for embora.
8. Colchões muito duros ou moles prejudicam a coluna = VERDADE!
Colchões duros ou moles demais prejudicam a coluna e a postura. Recomenda-se que o colchão seja adequado ao peso e à altura da pessoa.
Procure um fisioterapeuta assim que surgir qualquer desconforto. Não espere a dor bater forte para receber ajuda profissional. Entre em contato conosco e conheça os benefícios que a fisioterapia traz ao bem-estar físico e emocional!

Endereço

R. Quintino Bocaiúva, 950
Moinhos de Vento | CEP 90440-050
Porto Alegre - RS

Telefone

(51) 3330-8586

Redes Sociais

FaceG Plus